quarta-feira, 13 de maio de 2020

20 mil Educadores Musicais

Temos atualmente mais de 20 mil Educadores Musicais Licenciados no Brasil?

Em uma consulta ao site do Ministério da Educação do Brasil (MEC)[1] é possível verificar que existem atualmente mais de 100 instituições cadastradas oferecendo cursos superiores em música com reconhecimento nacional oficial. 

De modo análogo, as Licenciaturas e os Bacharelados em Música no Brasil[2] somam cerca de 100 cursos para cada modalidade, totalizando mais de 200 cursos. Deste modo, com mais de 100 cursos de Licenciatura em Música espalhados pelo país, é possível constatar que, desde o ano 2000 houve um salto na criação de cursos desta área, no entanto esse quantitativo de professores ainda não chegou a impactar a Pós-Graduação de modo correspondente, ou seja, a pesquisa em nível de mestrado e doutorado. Já em relação aos cursos de Bacharelado em Música, verifica-se que o seu crescimento se deu anteriormente aos cursos de Licenciatura. Isto é importante de se registrar porque alguns bacharéis também passam a pesquisar temáticas afins à Educação Musical na Pós-Graduação, ou seja, boa parte dos bacharéis também são professores.

O gráfico 01, a seguir, apresenta uma estimativa feita com base nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)[3], de modo que os dados apresentados estão abaixo da estimativa que aqui apresentamos, pois este estudo foi feito em 2016, quando consideramos que cada curso de Licenciatura em Música forma cerca de 15 profissionais em média, por ano.



Gráfico 01 – Evolução do quantitativo de Licenciados em Música no Brasil (1990-2015)

Consideramos que nos cinquenta anos anteriores a 1990 já haviam cerca de três mil formados na área. Com base no aumento do quantitativo de cursos, que de 1990 a 1994, foram formandos cerca de 90 profissionais por ano, totalizando 450 neste período. De 1995 até 1999, 180 formandos por ano, totalizando 900. De 2000 a 2005, 350 por ano, totalizando 2.100. De 2006 a 2010, 750 por ano, totalizando 3.750. De 2011 a 2015, cerca de 1.500 formandos por ano, totalizando 7.500 nesse período. A soma total é 17.700, sendo este número uma estimativa que leva em conta os dados do INEP, mas que privilegia a contagem de cursos em funcionamento. Vale ressaltar que esta estimativa não é totalmente segura, no sentido matemático, mas serve para representar, com base no aumento de cursos de Licenciatura e formandos da área, o movimento crescente de profissionais habilitados em Educação Musical no Brasil. 

Estima-se assim, que hoje temos mais de 20mil educadores musicais legitimamente licenciados em cursos superiores, atuando em diversos contextos do ensino de música, envolvendo o ensino do instrumento musical, grupos musicais diversificados, nos contextos das escolas de ensino específico de música e também no contexto da educação básica.



[1] Base de dados oficial de informações relativas às Instituições de Educação Superior do Sistema Federal de Ensino. Os dados do cadastro no e-MEC guardam conformidade com os atos autorizativos das instituições e cursos de educação superior editados com base nos processos regulatórios competentes. (Portaria Normativa MEC nº 40/2007). Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/> jun. 2017.

[2] Esses dados são confirmados pela ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical: ABEM. (2016). Nota pública da ABEM sobre a Medida Provisória Nº 746 que altera o Ensino Médio. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/artsg2.asp?id=138> jun. 2017.

[3] Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Considerando as Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação (de 1995 a 2015). Disponível em: <http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior> jun. 2017.


Professor Eliton Pereira
O Blog da educação musical tem por objetivo ser um espaço para divulgação de ações, projetos, cursos, eventos e publicações da área da educação musical no Brasil.

.Educação Musical, cursos de música, blog da educação musical,  ações, projetos, notícias, cursos, eventos e publicações, livros, artigos, educadores musicais, ensino de música, instrumento musical, licenciaturas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

A Acessibilidade na Educação Musical

Sou Fabrícia Eges Ferreira Azevedo, cantora, compositora, tecladista, aluna do curso de licenciatura em música do IFG Campos Goiânia. Sou um...