Gillanders e Candisano Mera (2011) vão mencionar o trabalho desenvolvido por Hemsy de Gainza sobre a descrição das etapas da Educação Musical no século XX. Os autores fazem referência a dois textos principais de Hemsy de Gainza, La iniciación musical del niño e La educación musical em los tiempos ecológicos[1] e neste último a autora realiza uma classificação em etapas da Educação Musical no século XX, relacionando assim, as influências e os aportes adotados em cada período.
É possível observar na tabela 01, a seguir, que a classificação de Hemsy de Gainza apresenta uma descrição mais detalhada que outros estudiosos da área. Hemsy de Gainza diferencia os métodos ativos dos métodos instrumentais. A nosso ver essa forma de classificação ressalta a especificidade de cada fase da Educação Musical, que no caso era composta por determinados educadores. Por outro lado, também consideramos que cada fase que foi surgindo, de certa forma, foi recebendo influência das etapas anteriores e assim, apresentando também novas abordagens.
É possível observar que Hemsy de Gainza acompanha o desenvolvimento da educação até o período posterior a década de 1990, abordando assim etapas nas quais já se faziam sentir a influência das pesquisas científicas no desenvolvimento da área.
Tabela 01 – Etapas do desenvolvimento da Educação Musical no século XX
Etapas | Influências | Aportes |
I - 1930 a 1940 | Métodos precursores Tonic Sol-Fa Maurice Chevais | |
II - 1940 a 1950 Ação-Movimento | Pestalozzi, Decroly, Fröbel, Daton, Montessori, Dewey. A educação é para todos, centrada no sujeito | Métodos ativos Dalcroze, Willems, Martenot, Mursell |
III - 1950 a 1960 Execução em grupo Valorização do folclore | Métodos instrumentais Orff (conjuntos instrumentais) Kodály (voz e coral) Suzuki (ensino do violino) | |
IV - 1960 a 1980 Revisão (Criatividade) | Música contemporânea (a educação volta a centrar-se no objeto musical) | Métodos Criativos Geração dos compositores: Self, Dennis, Paynter, Schafer, L. Friedman F. Rabe. Encontros Latino-Americanos de Música Contemporânea e pedagogia da criação musical |
V - 1980 a 1990 Integração | Ciências humanas, Tecnologia, Ecologia | Transição (Diminui a protagonismo metodológico), Multiculturalismo, Investigação pedagógica, Musicoterapia |
VI - 1990 Polarização da educação Musical inicial; Formação musical especializada ou superior. | Novos paradigmas; Novos Modelos; Aprendizagem informal |
Fonte: Hemsy de Gainza apud Gillanders e Candisano Mera (2011,
p. 65).
Assim, é possível constatar que os métodos ativos e instrumentais, criados por Jaques-Dalcroze, Kodály, Orff e Willems e os demais nomes citados da geração criativa (Self, Dennis, Paynter, Schafer, L. Friedman F. Rabe), contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Educação Musical em todo mundo, principalmente e assertivamente nos países do hemisfério ocidental.
O desenvolvimento futuro da pesquisa em Educação Musical no contexto acadêmico somente foi possível em função do trabalho inicial destes pioneiros da pedagogia musical. Muitos destes educadores criaram propostas de ensino de música por meio de uma reflexão sobre a prática pedagógica, tentando sanar dificuldades de aprendizagem de seus alunos. Eles não desenvolveram pesquisas acadêmicas aos moldes de mestrado e doutoramento como conhecemos hoje, apesar de alguns terem recebido diplomas de Doutorado Honoris Causa como Jaques-Dalcroze, mas contribuíram significativamente para que a área da Educação Musical se firmasse como área de conhecimento.
[1] Hemsy de Gainza, V. (1964). La iniciación musical del niño. Buenos Aires: Ed. Ricordi.
Hemsy de Gainza, V. (1998). La educación musical en los tiempos ecológicos. En Benenzon, Rolando: La nueva musicoterapia. Buenos Aires: Ed. Lumen.Referência:
Díaz Gómez, M.; Giráldez Hayes, A. (Coords.); et al (2007). Aportaciones teóricas y metodológicas a la educación musical. Barcelona: Graó (Biblioteca de Eufonia).
Gillanders, C. e Candisano Mera, J. A. (2011). Métodos y modelos en educación musical. Música y Educación, 87, ano XXIV, 61-72.
O Blog da educação musical tem por objetivo ser um espaço para divulgação de ações, projetos, cursos, eventos e publicações da área da educação musical no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários