terça-feira, 19 de maio de 2020

Etapas da Educação Musical


Etapas do Desenvolvimento da Educação Musical no Século XX

Gillanders e Candisano Mera (2011) vão mencionar o trabalho desenvolvido por Hemsy de Gainza sobre a descrição das etapas da Educação Musical no século XX. Os autores fazem referência a dois textos principais de Hemsy de Gainza, La iniciación musical del niño e La educación musical em los tiempos ecológicos[1] e neste último a autora realiza uma classificação em etapas da Educação Musical no século XX, relacionando assim, as influências e os aportes adotados em cada período.

É possível observar na tabela 01, a seguir, que a classificação de Hemsy de Gainza apresenta uma descrição mais detalhada que outros estudiosos da área. Hemsy de Gainza diferencia os métodos ativos dos métodos instrumentais. A nosso ver essa forma de classificação ressalta a especificidade de cada fase da Educação Musical, que no caso era composta por determinados educadores. Por outro lado, também consideramos que cada fase que foi surgindo, de certa forma, foi recebendo influência das etapas anteriores e assim, apresentando também novas abordagens.

É possível observar que Hemsy de Gainza acompanha o desenvolvimento da educação até o período posterior a década de 1990, abordando assim etapas nas quais já se faziam sentir a influência das pesquisas científicas no desenvolvimento da área. 

Tabela 01 – Etapas do desenvolvimento da Educação Musical no século XX

 Etapas Influências Aportes
I - 1930 a 1940 Métodos precursores
Tonic Sol-Fa
Maurice Chevais
II - 1940 a 1950
Ação-Movimento
Pestalozzi, Decroly, Fröbel, Daton, 
Montessori, Dewey.
A educação é para todos, centrada no sujeito
Métodos ativos
Dalcroze, Willems, Martenot, Mursell
III - 1950 a 1960
Execução em grupo
Valorização do folclore
 Métodos instrumentais
Orff (conjuntos instrumentais)
Kodály (voz e coral)
Suzuki (ensino do violino)
IV - 1960 a 1980
Revisão
(Criatividade)
Música contemporânea
(a educação volta a centrar-se no objeto musical)
 Métodos Criativos
Geração dos compositores: Self, Dennis, Paynter, Schafer, L. Friedman F. Rabe.
Encontros Latino-Americanos de Música Contemporânea e pedagogia da criação musical
V - 1980 a 1990
Integração
Ciências humanas,
Tecnologia,
Ecologia
Transição
(Diminui a protagonismo metodológico), Multiculturalismo,
Investigação pedagógica,
Musicoterapia
VI - 1990
Polarização da educação Musical inicial; Formação musical especializada ou superior.
 Novos paradigmas; Novos Modelos;
Aprendizagem informal

Fonte: Hemsy de Gainza apud Gillanders e Candisano Mera (2011, p. 65).

Assim, é possível constatar que os métodos ativos e instrumentais, criados por Jaques-Dalcroze, Kodály, Orff e Willems e os demais nomes citados da geração criativa (Self, Dennis, Paynter, Schafer, L. Friedman F. Rabe), contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Educação Musical em todo mundo, principalmente e assertivamente nos países do hemisfério ocidental.

O desenvolvimento futuro da pesquisa em Educação Musical no contexto acadêmico somente foi possível em função do trabalho inicial destes pioneiros da pedagogia musical. Muitos destes educadores criaram propostas de ensino de música por meio de uma reflexão sobre a prática pedagógica, tentando sanar dificuldades de aprendizagem de seus alunos. Eles não desenvolveram pesquisas acadêmicas aos moldes de mestrado e doutoramento como conhecemos hoje, apesar de alguns terem recebido diplomas de Doutorado Honoris Causa como Jaques-Dalcroze, mas contribuíram significativamente para que a área da Educação Musical se firmasse como área de conhecimento.

Uma terceira geração de educadores musicais vai surgir após meados do século XX e estes educadores desenvolverão várias pesquisas acadêmicas de porte significativo para a área da Educação Musical no contexto pedagógico-musical-científico (Díaz Gómez et al., 2006; Díaz Gómez e Giráldez Hayes, 2007).


[1] Hemsy de Gainza, V. (1964). La iniciación musical del niño. Buenos Aires: Ed. Ricordi.

Hemsy de Gainza, V. (1998). La educación musical en los tiempos ecológicos. En Benenzon, Rolando: La nueva musicoterapia. Buenos Aires: Ed. Lumen.

Referência:

Díaz Gómez, M. (Coord.) et al (2006). Introducción a la investigación em educación musical. Madrid: Enclave Creativa Ediciones S. L.

Díaz Gómez, M.; Giráldez Hayes, A. (Coords.); et al (2007). Aportaciones teóricas y metodológicas a la educación musical. Barcelona: Graó (Biblioteca de Eufonia).

Gillanders, C. e Candisano Mera, J. A. (2011). Métodos y modelos en educación musical. Música y Educación, 87, ano XXIV, 61-72.


Professor Eliton Pereira
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