sexta-feira, 15 de maio de 2020

Epistemologia da Educação Musical

Para compreendermos o que é a Educação Musical é necessário uma incursão histórica!

A história do ensino de música no Brasil e no mundo, apesar de ser anterior ao advento dos métodos ativos, encontra nestes uma significativa contribuição para delinear a configuração epistemológica da Educação Musical como área de conhecimento, os quais surgiram ao mesmo tempo em várias partes do mundo no início do século XX. Assim, o desenvolvimento da pesquisa em Educação Musical no Brasil tem por base a diversidade de métodos de ensino de música, iniciando com os chamados métodos ativos e, ainda, com os estudos construtivistas e cognitivistas em Educação Musical. Estes estudos deram continuidade no impulso de produções científicas da área, de modo que a pesquisa em Educação Musical no Brasil se desenvolve significativamente somente no final do século XX e início do século XXI.

Para uma compreensão de como se deu os processos de desenvolvimento da pesquisa na área e as mudanças de interesse temático da pesquisa, é necessário, primeiramente, compreender a própria história da Educação Musical no contexto social e cultural do país. Abordamos primeiramente a configuração da área da Educação Musical e o desenvolvimento histórico das primeiras pesquisas sobre ensino de música. Posteriormente, abordaremos o contexto histórico e o desenvolvimento da Educação Musical no Brasil, de modo a relacionar o surgimento das metodologias de ensino de música em todo mundo como interferentes na Educação Musical brasileira. Este transcurso histórico internacional e nacional acabou influenciando as metodologias de ensino desenvolvidas no país e as pesquisas na área, que adquiriram identidades próprias. A inserção da Educação Musical no contexto da pesquisa acadêmica e na escola brasileira se deu tardiamente em relação aos demais países ocidentais. O tardio desenvolvimento acadêmico na sociedade brasileira, configurou, igualmente, certo atraso na pesquisa científica em Educação Musical no país. Por outro lado, as características próprias da história da nação, do seu contexto educativo, legislativo e de políticas públicas e sociais, configurou diferentes interesses por estudos que contemplam uma diversidade de contextos e de realidades socioculturais e educativas musicais.

As metodologias de ensino de música, também conhecidas como métodos ativos, surgiram em um contexto de democratização da Educação Musical. Estes métodos de ensino emergiram mediante mudanças históricas, sociais, culturais e pedagógicas que contribuíram para que a Educação Musical pudesse construir uma identidade pedagógica singular. As disciplinas que contribuíram inicialmente para a configuração da Educação Musical como área do conhecimento foram a história, antropologia e psicologia, e também a filosofia da Música e filosofia da Educação Musical. E igualmente, os métodos voltados para o ensino de instrumentos musicais e do canto – o que podemos denominar de pedagogias da performance, e ainda a própria história da Música e história da Educação Musical, que são objetos dos estudos iniciais da área (Figueiredo, 2010b apud Pereira, 2019).

Deste modo, destacamos os métodos ativos por sua tendência democratizante, de modo que, primeiramente estes se diferenciam da filosofia e da história da Educação Musical e também se diferenciam da pedagogia da performance, áreas, que a nosso ver, são mais ligadas à Musicologia positivista e que historicamente buscam a formação de músicos talentosos ou virtuoses, o que podemos constatar sendo o objetivo da Educação Musical tradicional.

Assim, os métodos ativos realizam uma ruptura significativa, por seu caráter democratizante, vinculado a uma concepção de justiça social e por sua busca por levar a música a todos, indistintamente, realizando uma ruptura com o modelo tradicional e abrindo no século XX uma tendência singular dentro do campo do ensino musical – a música como área de formação do ser humano.

Referência:
Pereira, E. P. R. (2019). A Educação Musical no Brasil: temáticas, concepções e linhas investigativas. (Tese de Doutorado em Educação, Universidade de Santiago de Compostela – USC). Santiago de Compostela, Espanha. Disponível em: <https://minerva.usc.es/xmlui/handle/10347/20495> Acesso em Dez. de 2019.

Professor Eliton Pereira
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Sou Fabrícia Eges Ferreira Azevedo, cantora, compositora, tecladista, aluna do curso de licenciatura em música do IFG Campos Goiânia. Sou um...