terça-feira, 12 de maio de 2020

Mestrados e Doutorados

Mestrados e Doutorados em Educação Musical no Brasil

Pesquisas de mestrado e doutorado em Educação Musical podem ser desenvolvidas em programas de pós-graduação de diversas áreas. No Brasil a metade das pesquisas são desenvolvidas em programas de Música e a outra metade em programas de pesquisa da área da Educação.

É possível verificar junto ao site do Ministério da Educação do Brasil que inicialmente aparecerem 52 cursos de mestrados acadêmicos voltados para Artes/Música, 7 mestrados profissionais e 28 cursos de doutorado em Artes/Música, totalizando 87 cursos de pós-graduação em Artes/Música no Brasil.

A lista, apresentada a seguir, apresenta links de programas de pós-graduação em Música, mostra que temos atualmente 20 instituições que oferecem o mestrado e 10 cursos nos quais são desenvolvidas pesquisas doutorais na área da educação musical.

Fonte: Sites indicados e Plataforma Sucupira:
Link específico da lista: 

Em Educação no Brasil, temos atualmente mais de setenta cursos de doutoramento,  mais de 175 mestrados, totalizando mais de 250 cursos no Brasil. Segundo José Nunes Fernandes (1999, 2007 apud Pereira, 2017) a maior parte das pesquisas em educação musical são desenvolvidas em programas de pós-graduação em Educação ou em Artes/Música.

Por meio de uma análise sobre os estudos que fazem revisão da produção científica em Educação Musical, Música e Educação, foi possível verificar diferentes formas de abordar essa temática. Verifica-se que em música os trabalhos são mais descritivos e quantitativos, chegando a classificações temáticas das várias subáreas do conhecimento musical. Na educação musical, além da quantificação e das classificações temáticas, aparecem análises de categorias comparativas, explicativas, conceituais/pedagógicas, além de análise da relação entre a produção científica e desenvolvimento de políticas socioculturais/educativas. As pesquisas em educação apresentam, além destes aspectos presentes na pesquisa em música e educação musical, outros elementos, como: análise da estrutura e qualidade interna da produção científica, análise de concepções vinculadas ao ideário pedagógico (concepção de homem, sociedade, educação, escola, professor, ensino-aprendizagem) e, ainda, análises de cunho filosófico/sociológico/epistemológico. Em relação ao impacto na prática pedagógica ou na criação de políticas voltadas para mudança sociocultural foram poucos os trabalhos encontrados. Geralmente os pesquisadores se concentram mais no levantamento e tratamento dos dados ou nas interpretações epistemológicas e sociológicas. Verifica-se certa dificuldade em atender essas duas frentes, coleta e análise; isto em função da complexidade e volume de trabalho inerente a este tipo de pesquisa.

A nosso ver, de modo geral, falta fundamentação metodológica na elaboração e desenvolvimento deste tipo de pesquisa nas áreas da música e educação musical, principalmente. Neste ponto os referenciais internacionais podem colaborar, no sentido de possibilitar um refinamento na proposição de pesquisas que vão além das análises abrangentes. A totalidade perscrutada pela pesquisa de ‘Estado da Arte’ pode se somar a análises mais focadas dos trabalhos teóricos/acadêmicos/científicos. A pesquisa de Estado da Arte, ou pesquisa de revisão sistemática de bibliografia, se configura por uma abordagem epistemológica que leva em conta elementos concretos nem sempre quantificáveis. As elaborações teóricas, os dados conceituais e compreensões sobre determinados fenômenos estão entre esses tipos de dados qualitativos.

As pesquisas de Estado da Arte que procuram dar a conhecer as produções de estudos qualitativos não se configuram em meta-analíticas estritamente, mas possuem na metodologia de análise de conteúdo categorial um procedimento estruturado para realizar sínteses qualitativas de pesquisas.

Deste modo, em função do considerável desenvolvimento das pesquisas qualitativas em educação musical no Brasil, cabe aos pesquisadores da área avançarem para além da simples descrição das pesquisas já realizadas. Acreditamos que os estudos já empreendidos corroboram e possibilitam interpretações complexas e relacionais com elementos culturais e sociais refletidos sobre contexto educacional como um todo.

Referência:
PEREIRA, E. P. R. Pesquisas de estado da arte na educação, na música e na educação musical no brasil. Anais do XVII SEMPEM – Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG e I Seminário Nacional Fladem - Brasil, Goiânia, 2017. Acessível em: <https://mestrado.emac.ufg.br/n/31464-sempem-anais-on-line>

Professor Eliton Pereira
O Blog da Educação Musical tem por objetivo ser um espaço para divulgação de ações, projetos, cursos, eventos e publicações da área da educação musical no Brasil.

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Sou Fabrícia Eges Ferreira Azevedo, cantora, compositora, tecladista, aluna do curso de licenciatura em música do IFG Campos Goiânia. Sou um...