sexta-feira, 29 de maio de 2020

Lançamentos de Livros

Lançamentos de livros da área da Educação Musical (2018 e 2019)

Nessa postagem apresentamos alguns exemplares de livros sobre a temática da educação musical, lançados nos anos de 2018 e 2019. Em uma segunda postagem, ainda apresentaremos mais alguns livros lançados nos dois últimos anos, de modo a abarcar os lançamentos das escassas publicações realizadas no Brasil com esta temática. Alguns livros são mais teóricos com discussões conceituais e temáticas e outros livros são mais voltados para ações didáticas do processo ensino-aprendizagem musical. 


1 - Especialização em Educação Musical - reflexões e pesquisas

O livro “Especialização em Educação Musical - reflexões e pesquisas" foi lançado em 2018, na base de lançamentos da 5ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim). Organizada pela professora do DMU (Departamento de Música), Cássia Virgínia Coelho de Souza, a obra apresenta os cursos de especialização na área de Música, especificamente na subárea Educação Musical. O livro discute a modalidade de pós-graduação, suas produções e o papel da formação na prática do profissional. O material divulga práticas, considerações e propostas, e contribui para o crescimento profissional de educadores musicais brasileiros e para transformações no ensino de música na nossa contemporaneidade.
http://www.noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23258:educacao-musical-e-tema-de-livro&catid=986:pgina-central&Itemid=101


2 - Música como necessidade humana: Reflexões para a Educação



Refletir sobre o humano, cultura, vida e música se constitui a proposta desse livro, e a partir daí toma-se diversos caminhos que tem um único fim: Educação, ou seja, os caminhos da formação humana que sempre atravessam necessariamente a via poética da música. Os caminhos que a música tomou ou toma nas suas diferentes realizações implicam numa significação e ressignificação de seu fazer. Investigar, analisar e discutir esses caminhos foi a forma que a autora encontrou para compreender a relação que a sociedade atual tem com a música. E, a partir da sua experiência como educadora, propor uma reflexão sobre a música como base para educação, a música como início-meio-fim, isto é, inservível, inútil, desadjetivado, como um saber produtivo, poético, um fim em si mesmo. 
http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/noticias/interna/734


3 - Educação Musical na Diversidade



O livro Educação Musical na Diversidade, dos professores Thelma Sydenstricker Alvares (PPGM-UFRJ) e Paulo Amarante (Fiocruz) propõe um olhar diferenciado sobre a diferença, tratada como manifestação da natureza humana, e não como distorção. O conceito de Educação Musical da Diversidade vem se contrapor ao conceito de Educação Inclusiva, e provoca o leitor a refletir sobre o trabalho do educador nos mais diversos contextos educacionais. 
https://ppgm.musica.ufrj.br/tag/lancamento/


4 - Ensino e aprendizagens musicais no mundo: formação, diversidade e currículo com ênfase na formação humana



Este livro é resultado da 2a Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral, realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. O evento teve como tema “Ensino e Aprendizagens Musicais no Mundo: formação, diversidade e currículo com ênfase na formação humana”. A UFC tem realizado, com muita competência, eventos e estudos sobre música que tornaram a região um importante polo de produção de conhecimento para a área. O livro traz textos de pesquisadores e pensadores, brasileiros, norte-americanos e europeus, que tratam de questões nacionais e estrangeiras, e trazem colaborações significativas para a compreensão e reflexão de temas relativos à educação musical brasileira e internacional. Dentre esses temas, encontra-se o da Educação Musical Multicultural, discutido aqui por David Elliott e Valerie Peters, ao qual, devido ao escopo do prefácio, gostaria de limitar minha livre reflexão. 
https://ciems.files.wordpress.com/2018/06/livro-ii-ciems.pdf


5 - Atividades musicais com crianças de até quatro anos



Esta publicação apresenta atividades de música realizadas com educadoras e crianças nas creches da Rocinha, bairro localizado na zona sul do Rio de Janeiro, participantes do Projeto Ganhando Autonomia com parceria do Instituto Dynamo. Entendemos que, ao entrarem em contato com a música na creche, as crianças vivenciam a alegria e o prazer que estão associados a todo o processo de aprendizagem, individual ou coletivo. Nas atividades, as crianças cantam, inventam sons, experimentam diferentes ritmos, e até constroem seus próprios instrumentos musicais, brincando e expressando-se livremente. Com isso, as educadoras também aprendem e todos se divertem. 
https://issuu.com/cecip6/docs/cecip_atividades_musicais_ebook


6 - Para Pensar a Docência na Educação Infantil



O livro é resultado do processo formativo dos dois cursos de especialização em docência na Educação Infantil, coordenados pela UFRGS em parceria com o MEC. Segundo o prefácio, “a coletânea produzida apresenta questões, conceitos, tensões e consensos que permeiam a Educação Infantil na contemporaneidade e, assim, contribui para ampliar a reflexão sobre a docência na educação infantil, sobre a formação de coletivos de crianças e adultos que compartilham histórias a partir de tal ou qual organização dos espaços e dos tempos, de tal ou qual forma de relação com os materiais que estão, ou não, disponíveis, sobre práticas que oportunizam ou impedem experiências de contato das crianças com o mundo – a natureza, a sociedade, a cultura”. 
O livro também foi editado em e-book e está disponível no link: https://www.ufrgs.br/einaroda/wp-content/uploads/2016/08/Para-Pensar-a-Doc%C3%AAncia-na-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-E-BOOK.pdf.

https://issuu.com/fmcsv/docs/docencia-educacao-infantil


7 - Folclore e Música Folclórica: O Que os Alunos Vivenciam e Pensam


Cristina Rolim Wolffenbüttel Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática na Educação - Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Música e Artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. Coordenadora dos grupos de pesquisa “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” e “Educação Musical: diferentes tempos e espaços”, registrados CNPq, vinculados à UERGS. Coordenadora do Programa Redes pela Leitura, e do Núcleo de Ciência, Cultura e Diversidades da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Integrante da Associação Brasileira de Educação Musical, da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. 
https://editoraappris.com.br/produto/3226-folclore-e-msica-folclrica-o-que-os-alunos-vivenciam-e-pensam


8 - Aquarela de gêneros musicais brasileiros




Aquarela de gêneros musicais brasileiros: ensino musical com apreciação, práticas e criação em diferentes contextos, é um livro onde o autor empresta sua criatividade, talento e competência para oferecer ao professor e ao aluno um trabalho consistente abordando os mais significativos gêneros musicais brasileiros, através de um ensino musical coletivo incluindo o canto, o canto coral, a flauta doce, violão, acordão etc. e de variadas possibilidades de expressão e execução instrumental, sendo todas as composições autorais. O embasamento pedagógico tem como suporte importantes contribuições de Villa-Lobos, Gazzi de Sá, Orff, Suzuki e Swanwick. O livro do aluno contém algumas orientações para a utilização do material, a contextualização dos gêneros e a partitura, além de um CD de áudio com três faixas para cada canção, todas contendo as linhas de piano e percussão: uma simples para o aluno tocar a flauta ou cantar, outra com a flauta doce e a terceira base com a voz como referência para o aprendizado da canção. Integram o livro do professor algumas orientações pedagógicas, a contextualização dos gêneros e a grade completa. (adaptado da apresentação de Ermelinda Paz).
https://www.vitale.com.br/sistema/produtos/produto.asp?codigo=40044

https://www.amazon.com.br/Aquarela-G%C3%AAneros-Musicais-Brasileiros-Amaral/dp/8574074969


9 - Mão no Pé, Mão na Mão, Mão na Testa, Mão no Chão



O Livro Mão no Pé, Mão na Mão, Mão na Testa, Mão no Chão... Apresenta e discute processos criativos e de aprendizagem musical presentes nos jogos de mãos infantis. Brincadeiras como “Eu com as quatro, eu com ela, eu sem ela, nós por cima, nós por baixo!!!”, “A-do-le-ta, le petit polá, le café com chocolá, A-do-le-ta!!!”, entre muitas outras, encontram-se presentes no imaginário infantil de todo o mundo. Elas envolvem jogos de mãos, cantos, parlendas e movimentos corporais. Este universo é explorado por Fernanda Souza em seu livro Mão no pé, Mão na Mão, Mão na Testa, Mão no Chão. A obra convida a reflexão sobre o papel dos jogos de mãos no universo musical infantil e é leitura fundamental para qualquer pessoa que queira conhecer a riqueza do mundo das crianças, seus modos de ser, de pensar, de agir. No livro, Fernanda Souza apresenta uma abordagem inovadora a respeito do pensamento musical das crianças, especialmente no que se refere aos processos criativos e de aprendizagem musical colaborativa estabelecidos pelas crianças na prática dos jogos de mãos. Tais processos envolvem a constante manifestação de interações polirrítmicas e polimétricas, de criação de narrativas teatralizadas e de textos muitas vezes abstratos de forte caráter musical. 
https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/livro-mao-no-pe-mao-na-mao-mao-na-testa-mao-no-chao/10082


10 - Cantando e brincando com Vovó Linda



Ermelinda A. Paz encerrou um ciclo de 40 anos ininterruptos (1972 – 2012) atuando como professora e pesquisadora na Escola de Música de UFRJ e no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, quando então produziu textos voltados para a Educação Musical e Musicologia brasileira. 2017 dá início a uma nova fase, onde o lúdico se revela através de jogos e brinquedos cantados e ocupa lugar de destaque através do Cantando e brincando com Vovó Linda - Vols. 1 e 2. No Vol. 1 – são resgatadas as canções que estiveram em voga na Educação Musical infantil entre os anos de 1940 e aproximadamente 1970 e que foram relegadas ao esquecimento. No Vol. 2 – ela nos traz as músicas da tradição oral brasileiras. Cantando e brincando como Vovó Linda é um convite ao canto, ao jogo e à brincadeira, à luz de dois importantes educadores da época – Sá Pereira e Liddy Mignone. 
https://acontece.com/m/4606-ermelinda-a-paz-esta-lancando-os-cds-cantando-e-brincando-com-vovo-linda-vol-1-e-vol-2



Professor Eliton Pereira
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