quinta-feira, 21 de maio de 2020

Música na Educação Básica

 
A Relevância da Revista Música na Educação Básica da Abem

"Música na Educação Básica (MEB) é uma publicação voltada a produção de material didático, dirigida a professores e professoras que atuam na educação básica, estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em propostas pedagógicas  para o trabalho com educação musical em sala de aula.
Os artigos buscam articular proposições pedagógico-musicais para a sala de aula com referencial teórico-metodológicos consistentes, oferecendo subsí­dios para construir, ampliar e fortalecer múltiplas possibilidades de educação musical nas escolas brasileiras.
A revista recebe textos inéditos, em português, e publica também trabalhos encomendados que possam contribuir com a área. A submissão e avaliação de artigos é realizada pelo OJS "Open Journal Systems". A submissão é por fluxo contí­nuo e o fechamento de submissões para cada número é em 30 de maio de cada ano." (MEB, 2020, s/p).

A revista já tem mais de 10 números publicados, desde o ano de 2009, e segue sendo um importante referencial para os educadores musicais que atuam em escolas. O estilo de publicação tem proximidade com as sequências didáticas, que podem servir de inspiração para os educadores musicais atuarem nas escolas em diversos contextos e faixas etárias. Apesar disso a revista se configura como sendo do gênero acadêmico, pois possui qualis capes (ISSN 2175-3172).
As publicações podem ser acessadas no link: 

Revista Música na Educação Básica

 A revista aprova artigos por meio de avaliação "cega" por pares. Tem periodicidade de publicação anual e uma política de acesso aberto ao conhecimento. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí­fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

No arquivo de orientação aos colaboradores, exige-se a organização dos textos deve seguir as orientações listadas, apresentando propostas de atividades conectadas com reflexões teóricas. Orientações:
  • Textos com linguagem acessível, dirigidos a um público não necessariamente habituado à leitura de textos acadêmicos.
  • Artigos que contenham, obrigatoriamente, uma proposta de prática musical voltada à sala de aula (atividades, exercícios) e reflexão teórica, incluindo discussão de implicações desse tipo de trabalho para a educação musical escolar. É importante não confundir essa proposta com relatos de experiência!
  • Trabalhos que considerem o contexto da escola pública, muitas vezes carente de instrumentos musicais e recursos didáticos.
  • Artigos elaborados de forma visualmente atraente, com o uso de figuras, tabelas, gráficos, diagramas, fotos e caixas de texto para ilustrar o conteúdo. Cada artigo deverá vir acompanhado de uma imagem para compor a primeira página do texto.
  • Recomenda-se que alguns parágrafos sejam destacados no artigo, mas as caixas de texto não devem ser enviadas como imagem.
  • Inserir indicações de materiais para consulta ou leituras complementares, do tipo “Para saber mais”, “Dica”, “Para escutar”, etc., incluindo sugestões de publicações, sites, CDs, DVDs. Não devem ser inseridos links diretos para o Youtube, e sim, as orientações sobre como pode ser realizada a busca do vídeo.
  • Extensão de 16.000 a 20.000 caracteres, com espaço, considerando título, resumo, abstract, palavras-chave e texto.
  • Título, resumo (80 a 120 palavras) e palavras-chave (3) devem ser apresentados em português e inglês. Espaço entre linhas 1,0.
  • Fonte Arial 12, espaço entre linhas 1,5.
  • Margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm.
  • O arquivo deve ser enviado em formato DOC, sem identificação, com as imagens inseridas no texto. O arquivo com os dados do autor deve ser enviado separadamente.
  • Os trabalhos submetidos deverão ser encaminhados sem nenhum tipo de identificação do autor. Em caso de aceite, o autor poderá incorporar seus dados, assim como os referentes à instituição, linha de pesquisa e orientador.
  • As imagens devem ser enviadas separadamente em arquivo JPEG ou TIF, com resolução mínima de 300 dpi. As imagens devem ser nomeadas de acordo com a indicação que consta no texto (figura 1, figura 2, etc). Recomenda-se a utilização dos programas Finale ou Sibelius para a editoração das partituras, pois estes permitem a geração de imagens TIF em alta resolução. É importante que sejam observados, em números anteriores da Revista, o formato e a diagramação, para que as partituras sejam editoradas em formato adequado. É responsabilidade do (s) autor(es) obter autorização de publicação das imagens, bem como fornecer os dados referentes à autoria ou fonte. 
  • As indicações das fontes entre parêntesis, seguindo o sistema autor-data, devem ser estruturadas da seguinte forma: Uma obra, com um autor: (Meyer, 1994, p. 15). Uma obra, com dois autores (ou três): (Cohen; Manion, 1994, p. 30). Uma obra, com mais de três autores: (Moura et al., 2002, p. 15-17).
  • Mesmo no caso das citações indiretas (paráfrases), a fonte deverá ser indicada, informando-se também a(s) página(s) sempre que houver referência não à obra como um todo, mas sim a uma ideia específica apresentada pelo autor.
  • As referências devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento à esquerda, seguindo as normas da ABNT/2002 (NBR 6023).
As normas para submissão podem ser acessadas por meio de um pdf organizado:

Para a publicação dos trabalhos aprovados, é necessário que autores e coautores sejam sócios da Abem e estejam com a anuidade em dia.

Professor Eliton Pereira
O Blog da educação musical tem por objetivo ser um espaço para divulgação de ações, projetos, cursos, eventos e publicações da área da educação musical no Brasil.

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